Resenha - O rastro de um imigrante - The reaDers

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Resenha - O rastro de um imigrante

 


Eu confesso que, normalmente, este livro não estaria entre os primeiros que eu escolheria para comprar em uma livraria, mas não tenho vergonha de dizer que comprei sem pensar duas vezes quando soube que foi uma amiga minha (e ex-colega de trabalho) quem escreveu.

Entretanto, eu me surpreendi – positivamente, claro (pode ficar calma, Laís! rsrs) – com a facilidade da leitura e com o quanto me envolvi com a história de Takeo Tabata, o imigrante que escreveu o relato sobre a própria vida e que sua bisneta traduziu e publicou.

Através das palavras simples, mas cheias de emoção, Takeo nos conta sobre suas dificuldades e suas vitórias, mas, principalmente sobre seu enorme amor pela família e sua interminável perseverança até se tornar uma “enorme e frondosa árvore”, que, segundo ele, “só se forma com o decorrer do tempo”.

Mais do que uma biografia, O rastro de um imigrante nos mostra o quanto, apesar das dificuldades sempre presentes, é possível perseverar e vencer na vida, deixando um legado não só patrimonial, mas também de luta e aprendizado. A vida de um imigrante japonês no Brasil não era fácil na época em que Takeo fez a viagem, mas ele foi um exemplo de empenho para a família e para mim também.

By Diana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário





Subir