Como Escrever Emoções - Adoração & Agitação - The reaDers

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Como Escrever Emoções - Adoração & Agitação

Depois de passar por todas as dicas, finalmente chegou a hora de apresentar as emoções para vocês. Como as listas de entradas são meio grandinhas, faremos cada postagem com duas ou três emoções, dependendo do tamanho que ficarem.


Vamos lembrar como usar essa ferramenta?


Cada Emoção virá com: definição, sinais físicos, sensações internas, respostas mentais, sinais de emoção aguda ou de longo prazo, sinais de emoção suprimida e uma dica de escrita.


As listas de entradas (ou maneiras de descrever o que a pessoa pode sentir) são apenas algumas indicações e sugestões para o escritor usar em suas descrições, mas não estão completas, visto que cada pessoa pode se sentir e agir de formas diferentes. Leia as sugestões e use-as de forma criativa, como sabemos que vocês podem fazer.


Sem mais enrolação, vamos às primeiras emoções do nosso guia “Como escrever emoções”.



ADORAÇÃO


DEFINIÇÃO: Ato de adorar; Amor profundo e respeitoso.

Nota: o sujeito da adoração pode ser uma pessoa ou coisa.


SINAIS FÍSICOS:

Separação dos lábios

Uma expressão relaxada ou suave

Andar rápido para apagar a distância

Imitar a linguagem corporal (do sujeito)

Tocar a boca ou rosto

Esticar a mão para roçar, tocar ou agarrar

Contato visual constante, pupilas grandes

Inclinar-se para frente

Acariciar o próprio pescoço ou braço como substituto

Apontar o torso e os pés em direção ao sujeito

Uma aparência corada

Acenar com a cabeça enquanto o sujeito fala

Sorrir

Postura de aberta, receptiva

Soltar um suspiro de apreciação

Colocar a mão sobre o coração

Umedecer frequentemente dos lábios

Pressionar as palmas levemente contra as bochechas

Deslizar as pontas dos dedos ao longo da linha da mandíbula

Olhos brilhantes

Acordar (murmurar afirmações)

Elogiar, louvar

Guardar pingentes, fotos ou artigos sobre o sujeito

Falar constantemente sobre o sujeito para os outros

Atenção extasiada, postura imóvel

Ficar inconsciente do ambiente ou de outras pessoas

Um brilho radiante

Tremulação visível

Piscar pouco

Fechar os olhos para saborear a experiência

Falar com voz ou tom suave

Uma voz que quebra de emoção


SENSAÇÕES INTERNAS:

Batimento cardíaco acelerado

Falta de ar

Sentir o pulso na garganta

Boca seca

Garganta apertada

Aumento da temperatura corporal

Terminações nervosas formigando


RESPOSTAS MENTAIS:

Um desejo de se aproximar ou tocar

Pensamentos fixos no sujeito

Escuta e observação agudas

Ignorar distrações

Incapacidade de ver as falhas ou defeitos do sujeito


SINAIS DE ADORAÇÃO AGUDA OU DE LONGO PRAZO:

Obsessão

Fantasiar com o sujeito

Acreditar que os sentimentos são mútuos

Um senso de destino (de pertencimento um do outro)

Perseguição

Escrever e enviar cartas, e-mail e presentes

Correr riscos ou quebrar leis para estar perto ou com o sujeito

Perda de peso

Padrões de sono ruins

Ciúme de quem interage com o sujeito

Assumir traços ou maneirismos do sujeito

Carregar algo que represente o sujeito (uma foto, roupas)

Possessividade

PODE ESCALAR PARA: AMOR, DESEJO, FRUSTRAÇÃO, MÁGOA


SINAIS DE ADORAÇÃO SUPRIMIDA:

Cerrar ou esconder as mãos para esconder o suor ou tremer

Evitar conversas sobre o sujeito

Assistir ou observar de longe

Ficar fora da proximidade do sujeito

Rubor

Olhar sorrateiramente para o sujeito

Criar encontros ocasionais

Escrever cartas secretas, manter um diário

Mentir sobre os próprios sentimentos em relação ao sujeito


DICA PARA O ESCRITOR: Os sinais corporais devem criar uma imagem mental forte. Se o movimento for muito prolongado ou complicado, o significado emocional por trás do gesto pode ser perdido.



AGITAÇÃO


DEFINIÇÃO:  Ato ou efeito de agitar; Inquietação; alvoroço, motim.


SINAIS FÍSICOS:

Vermelhidão no rosto

Um brilho de suor nas bochechas, queixo e testa

Mãos se movendo em solavancos

Esfregar a nuca

Bater nos bolsos ou vasculhar uma bolsa, procurando por algo perdido

Falta de jeito devido à pressa (derrubar coisas, bater nas mesas)

Um olhar que salta de um lugar para outro

Incapacidade de ficar parado

Empurrar ou empilhar coisas sem cuidado

Movimento abrupto (derrubar uma cadeira ou arranhar o chão ruidosamente com ela)

Agitar as mãos

Tornar-se sujeito a acidentes (bater o quadril no canto da mesa, etc.)

Passar as mãos pelo cabelo repetidamente

Esquecer palavras, ser incapaz de articular pensamentos

Retroceder para tentar desfazer algo dito às pressas

Ajustar a roupa

Evitar contato visual

Voz vacilante

Não saber para onde olhar ou ir

Proteger o espaço pessoal

Demorar muito para responder a uma pergunta

Limpar a garganta

Uso excessivo de hums, ahs e outras hesitações verbais

Afastar-se dos outros

Pomo de Adão mexendo

Andar de um lado para o outro

Fazer ruídos estranhos com a garganta

Movimento rápido dos lábios enquanto se tenta encontrar a coisa certa a dizer

Encolher-se quando é tocado

Minimizar os elogios dos outros

Abanar-se

Desabotoar a camisa

Puxar uma gravata, colarinho ou lenço


SENSAÇÕES INTERNAS:

Saliva excessiva

Superaquecimento

Cabelo enrijecido na nuca

Tontura

Respirações curtas e rápidas

Suor

Pele formigando enquanto o suor se forma


RESPOSTAS MENTAIS:

Frustração crescente que faz com que os pensamentos se apaguem

Cometer erros graves

Tendência de mentir para encobrir ou se desculpar

Raiva de si mesmo por congelar

Tentar localizar a fonte de desconforto

Ordenar-se mentalmente para se acalmar, relaxar


SINAIS DE AGITAÇÃO AGUDA OU DE LONGO PRAZO:

Resposta de fuga (procurar uma fuga ou fugir da sala)

Atacar os outros ou adotar um tom defensivo

Espalhar papéis e arquivos em uma busca frenética

PODE ESCALAR PARA: ABORRECIMENTO, FRUSTRAÇÃO, ANSIEDADE, RAIVA


SINAIS DE AGITAÇÃO SUPRIMIDA:

Mudar de assunto

Dar desculpas

Fazer brincadeira para melhorar o clima

Ficar ocupado com as tarefas para evitar lidar com a fonte da emoção

Transferir a atenção para os outros, colocando-os no centro das atenções


DICA PARA O ESCRITOR: O tique-taque do relógio pode aumentar a emoção em qualquer cena. À medida que o personagem se apressa para completar uma tarefa ou atender a uma necessidade, erros causados pela pressa abrem a porta para um passeio emocional mais rico.


---


O que acharam, queridos? Já estão imaginando como aquela cena do livro de vocês pode ficar melhor com essas dicas? Se tiverem alguma dúvida ou quiserem compartilhar mais formas de expressar essas emoções, deixem um comentário, vamos adorar a participação de vocês.


By Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário





Subir