quinta-feira, 26 de maio de 2022
Defeituoso e Humano: Personagens que atraem
COM TANTAS DISTRAÇÕES online e offline, encontrar maneiras de atrair leitores para nossas histórias se tornou mais importante do que nunca. No entanto, como podemos criar uma história convincente? O que diferencia um livro dos demais? E o mais importante, como construímos uma forte conexão leitor-personagem?
Acredita-se que as pessoas leem para se divertir e escapar da realidade, mas essas não são as únicas razões. Se os leitores tivessem tempo para refletir, provavelmente chegariam à conclusão de que os melhores livros – aqueles que ficam com eles muito tempo depois que a página final é lida – são aqueles que revelam uma verdade mais profunda sobre si mesmos e o mundo em que vivem. Como ocorre essa percepção? Através da autoconsciência, transformação interior e crescimento do ponto de vista (POV) do próprio personagem.
Personagens bem caracterizados podem parecer tão reais que, quando lemos sobre eles, é como se estivéssemos compartilhando suas experiências. Nós sofremos quando eles sofrem. Queremos o que eles querem. Quando eles estão divididos e em conflito, nós também estamos. O que há nesses personagens complexos e realistas que atraem tanto? Por que sua busca por significado ressoa tão profundamente dentro de nós como leitores?
É porque estamos todos na mesma busca em nossas próprias vidas. A necessidade de entender quem somos está arraigada em cada um de nós. Temos desejos e necessidades, medos e esperanças. Temos dúvidas sobre nosso papel nesta vida e o que devemos realizar. Dessa forma, estamos na mesma jornada em busca de respostas que nossos personagens.
A rota que seguimos nessa jornada depende em grande parte de nossas personalidades individuais. Atitudes, ideias, pensamentos e comportamentos são exclusivamente sintonizados com as necessidades, crenças, moral e valores de uma pessoa. Ao contrário de emoções ou humores que vêm e vão, os traços de personalidade são consistentes e desempenham um papel importante na determinação de nossas ações.
Como as pessoas reais, cada personagem é uma impressão digital única de falhas e atributos positivos que criam espirais e sulcos individuais na personalidade. Esses traços emergem lentamente ao longo do tempo, formados pelas experiências do personagem, tanto boas quanto ruins.
Quando se trata de criação de personagens, é vital entender quem são nossos personagens e o que os motiva, mesmo que nem tudo que descobrimos acabe na história. As falhas são especialmente críticas para definir, pois são as mágoas de um personagem que obrigam os leitores a se importarem e as imperfeições em suas personalidades que os tornam relacionáveis e memoráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário