sexta-feira, 6 de maio de 2022
A Importância da Linguagem Corporal
Como seres emocionais, os sentimentos nos impulsionam. A emoção alimenta nossa comunicação, permitindo-nos compartilhar informações e crenças significativas com os outros. E embora possa parecer que a maioria das trocas acontece por meio de conversas, na verdade até 95% de toda a comunicação é não-verbal. Mesmo nos casos em que tentamos não demonstrar nossos sentimentos, ainda estamos enviando mensagens através da linguagem corporal. Por causa disso, cada um de nós se torna apto a ler os outros sem que uma palavra seja dita.
Descrever a linguagem corporal de um personagem pode ser muito importante e ajuda sua história a não ser muito “direta”. Você acaba mostrando aos seus leitores como seus personagens estão se sentindo em vez de contar constantemente o que está acontecendo. Por exemplo, se o rosto de alguém “queima em vermelho brilhante”, você sabe que ele está com raiva ou envergonhado (ou talvez uma combinação de ambos). Dependendo do contexto, seus leitores podem descobrir como seu personagem está reagindo.
Um personagem que é excessivamente confiante provavelmente parecerá mais alto, colocará as mãos nos quadris ou gritará ordens para os outros. A maneira como eles se sentam também revelará muito sobre seu caráter. Suas pernas provavelmente estarão desdobradas e eles podem se sentar mais retos para mostrar domínio.
Alguém que é tímido e fechado vai baixar os ombros ou envolver os braços em volta das pernas se estiver sentado. Eles farão qualquer coisa para passar despercebidos, o que será notado em sua linguagem corporal. Pessoas submissas tendem a sorrir muito porque podem não querer conversar.
A raiva pode ser descrita através dos dentes cerrados, vermelhidão da pele, respiração pesada ou braços cruzados. Se um personagem se sentir fisicamente ameaçado, ele ou ela pode cerrar os punhos como se estivesse pronto para uma luta.
Quando as pessoas mentem, elas tendem a tocar o rosto ou evitar o contato visual. Eles tentarão qualquer atividade física que possa distrair as pessoas do fato de que estão mentindo e muitas vezes será sutil.
Uma vez li que quando você se sente atraído por alguém ou se abre para conversar com ela, você aponta os joelhos na sua direção. Seus joelhos muitas vezes estarão voltados para a pessoa com quem você deseja falar. Se alguém não estiver aberto à conversa ou se sentir desconfortável, ele se afastará da pessoa para mostrar que não está interessado.
Há muitas pistas na vida cotidiana, desde que você preste atenção a elas. Se você quiser aprender mais sobre linguagem corporal, tudo o que você precisa fazer é analisar as pessoas ao seu redor ou até a si mesmo. O que você faz quando mente? Como as pessoas sabem quando você está feliz? Dê uma olhada ao redor e observe.
Usar essas técnicas simples pode ajudar a melhorar sua história e torná-la muito mais divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário