Resenha - Trono destruído - The reaDers

domingo, 6 de junho de 2021

Resenha - Trono destruído

 


Cinco contos e várias páginas do que seriam cartas de Julian Jacos para seu sobrinho Tiberias “Cal” Calore VII. Essa é a coletânea completa da série A rainha vermelha, que Victoria Aveyard chamou de Trono destruído. Bom, o nome faz sentido, se levarmos em conta todos os acontecimentos da série.

Como não assumir o lado de Coriane Jacos em Canção da rainha? E quem não desconfia de Elara Merandus? Mas, principalmente, eu não imaginei que torceria tanto para o romance entre Coriane e Tiberias, porque já tinha uma ideia formada sobre ele, mas foi muito difícil não cair de amores pelo romance fofo dos dois.

Cicatrizes de aço conta um pouco da história de Diana Farley e sua chegada a Norta e traz de volta à cena nosso querido Shade Barrow. Sim, eu me apaixonei por ele nesse conto (de novo) e sim, eu sou ainda mais fã da Farley do que antes. Dá para perceber ainda mais sua força quando ela e sua equipe se encarregam de iniciar a atuação da guarda escarlate no país.

A história de O mundo que ficou para trás na verdade não está tão para trás assim, já que conta a realidade de Ashe, um homem do rio vermelho, e sua tripulação quando conhecem Lyrisa, uma princesa prateada, enquanto a guerra civil ainda acontece em Norta. A narrativa traz novamente o olhar do leitor sobre as diferenças entre vermelhor e prateados e os preconceitos que ambos os lados carregam, assim como sua humanidade.

Coração de Ferro conta mais uma parte da história de Evangeline Samos enquanto ela enfrenta seus medos e tenta combater antigas crenças para tomar novas decisões e aproveitar por completo sua nova vida. De ferro, o coração dessa magnetron não tem tanta coisa como ela quer fazer parecer e o conto acabou me fazendo pensar em como eu me sentiria se estivesse em seu lugar e se teria a mesma coragem para fazer o que é preciso.

Luz do Fogo coloca Mare e Cal cara a cara mais uma vez depois de dois meses separados e sem perspectivas. Os dois estão inseguros e ainda têm que lidar com seus sentimentos um pelo outro no meio de mais uma discussão política entre vermelhos e prateados (sério, esse pessoal tem dificuldade pra se entender). Eu amei cada palavra.

Em Adeus, temos a oportunidade de saber o que aconteceu na última vez em que Cal e Maven se viram e o que os dois sentiam naquele momento. Por mais difícil que Maven tenha se tornado, é natural compreender o que Cal sente e como ele não consegue simplesmente abrir mão da necessidade de salvar o irmão. Apesar de aquele ter sido o momento de despedida, Cal sabe (e acho que posso dizer que todos nós também sabemos) que esse tipo de sentimento não vai embora.

Os trechos entre os contos, por sua vez, nos deixam a par do que aconteceu depois de Tempestade de Guerra e também do que aconteceu depois de Luz do Fogo, dando um panorama de como realmente termina a guerra iniciada pela Guarda Escarlate, mas, principalmente, nos conta como era o mundo antes de toda a história da série e como tudo se transformou para chegar no momento em que conhecemos Mare lá em A rainha vermelha.

Honestamente, eu ansiava por essas informações desde as primeiras páginas do primeiro livro, porque tinha percebido alguns sinais do que eu imaginava (e era verdade), mas não tive confirmação até ler essa coletânea, o que significa que ela é realmente imprescindível se você quer entender todo o universo da garota elétrica.

By Diana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário





Subir