Como Escrever Emoções I - The reaDers

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Como Escrever Emoções I

 

O PODER DA EMOÇÃO


Todos os romances de sucesso, não importa o gênero, têm uma coisa em comum: emoção. Ela está no cerne das decisões, ações e palavras de cada personagem, todas as quais conduzem a história. Sem emoção, a jornada pessoal de um personagem não tem sentido. O enredo se torna um leito seco de eventos sem sentido que nenhum leitor usará seu precioso tempo para ler. Por quê? Porque, acima de tudo, o leitor pega um livro para ter uma experiência emocional. Eles lêem para se conectar com personagens que fornecem entretenimento e cujas provações podem adicionar significado às suas próprias jornadas. Eles não querem ouvir como um personagem se sente; eles querem experimentar a emoção por si próprios.


Os sentimentos nos impulsionam, orientam nossas escolhas, determinam com quem passamos o tempo e ditam nossos valores. A emoção também alimenta nossa comunicação, o que nos permite compartilhar informações e crenças significativas com outras pessoas. Embora possa parecer que a maioria das trocas ocorre por meio de conversas, na verdade, até 95% de toda a comunicação é não verbal. Mesmo quando tentamos não mostrar nossos sentimentos, ainda estamos enviando mensagens por meio da linguagem corporal. Como escritores, devemos pegar nossas habilidades inatas de observação e transferi-las para a página, garantindo que nossos personagens expressem suas emoções de maneiras que sejam reconhecíveis e atraentes para ler.


COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL


O diálogo é um veículo comprovado para expressar os pensamentos, crenças e opiniões de um personagem, mas não pode proporcionar uma experiência emocional completa por si só. Para transmitir bem os sentimentos, o escritor também deve utilizar a comunicação não verbal, que pode ser dividida em três elementos:

SINAIS FÍSICOS (linguagem corporal e ações) são como nossos corpos respondem externamente quando experimentamos emoções. Quanto mais forte a sensação, mais o corpo reage e menos controle consciente temos sobre o movimento. Como os personagens são únicos, eles se expressarão de uma maneira específica. Combine o vasto número de sinais físicos com a individualidade de cada personagem, e as opções de um escritor para mostrar emoções por meio da linguagem corporal e da ação são virtualmente ilimitadas.

RESPOSTAS MENTAIS (pensamentos) atuam como uma janela para o processo de pensamento que corresponde a uma experiência emocional. Os pensamentos nem sempre são racionais e podem pular de um tópico para outro com incrível velocidade. Utilizar o pensamento como forma de expressar emoções é uma excelente forma de transmitir ao leitor como um personagem vê seu mundo. Os pensamentos adicionam uma camada de significado ao ilustrar como pessoas, lugares e eventos afetam o ponto de vista do personagem e também podem ser uma excelente maneira de demonstrar voz.

SENSAÇÕES INTERNAS (reações viscerais) são a forma mais poderosa de comunicação não verbal e devem ser usadas com o máximo de cautela. Essas reações viscerais (respiração, frequência cardíaca, tontura, picos de adrenalina, etc.) são cruas e descontroladas, desencadeando a resposta de lutar ou fugir. Por serem respostas corporais instintivas, todas as pessoas as experimentam. Como tal, os leitores irão reconhecer e se conectar com eles em um nível primário.

A própria natureza dessas reações viscerais intensificadas exige que os escritores tenham um cuidado especial ao usá-las. Depender demais de sensações internas pode criar melodrama. Além disso, como as respostas viscerais são limitadas, um escritor pode inadvertidamente usar frases clichês ao descrevê-las. Um leve toque é necessário com esse tipo de comunicação não verbal, pois pouco significa muito.

COMO ESCREVER EMOÇÕES


Escrever emoções autênticas nem sempre é fácil, mas para criar ficção revolucionária, os escritores devem apresentar novas ideias para expressar os sentimentos de seus personagens. A emoção é mais forte quando a comunicação verbal e não verbal são usadas em conjunto. Nossos posts de Como Escrever Emoções podem fornecer o elemento crítico não verbal de que os escritores precisam para disparar um golpe emocional que deixará uma impressão duradoura nos leitores. Aqui estão algumas dicas sobre como usar estes posts em seu máximo:
  • IDENTIFIQUE A EMOÇÃO RAIZ
Certas situações podem despertar uma emoção única e facilmente identificável. Mas, na maioria das vezes, os seres humanos sentem mais de uma coisa ao mesmo tempo. Se você está lutando para transmitir esse conflito ao leitor, dê um passo para trás e identifique a emoção raiz de seu personagem. Esta é a catalisadora que dita quaisquer outros sentimentos que seu personagem também possa experimentar. Depois de encontrá-la, vá ao post com a emoção correspondente para visualizar uma série de sugestões. O campo PODE ESCALAR PARA também pode fornecer uma progressão lógica para onde os sentimentos do seu personagem podem estar indo. Depois de mostrar claramente a emoção raiz, você pode colocar outras emoções em um grau menor e mapear a experiência completa.

  • UTILIZE O AMBIENTE
Personagens não vivem em bolhas - eles interagem com o mundo ao seu redor. Isso é especialmente verdadeiro quando as emoções entram em jogo. Um personagem na cozinha pode derrubar uma taça de vinho do balcão em um acesso de raiva, mas em um ambiente de escritório, a mesma raiva pode exigir algum controle, variando de uma porta de escritório batida a postura tensa e dedos batendo no teclado. Ao referir-se às emoções, um escritor deve ter em mente o cenário para criar respostas emocionais orgânicas e únicas.

  • MENOS É MAIS
Usar muitas pistas para descrever os sentimentos de um personagem pode desacelerar o ritmo e diluir a experiência emocional do leitor. Às vezes, isso acontece quando um escritor falha em identificar e focar primeiro na emoção raiz. Outras vezes, é o resultado da escolha de muitos descritores fracos. Imagens fortes irão pintar um quadro imediato, então sempre se esforce para criar uma linguagem corporal concreta para o leitor interpretar. Cuidado com as passagens emocionais muito longas que retardam a ação. Sempre pense como um leitor e mantenha essas páginas virando.
  • MEXENDO NO CLICHÉ
Sempre que possível, os escritores devem usar novas ideias para transmitir emoções. Mas vamos combinar... alguns descritores funcionam bem. É por isso que eles aparecem nos romances repetidamente. Cada emoção inclui uma miríade de pistas possíveis; se você estiver se inclinando para uma resposta tradicional, como revirar os olhos ou cerrar os punhos, que pode ser considerada um clichê, mude-a primeiro.


Vejamos os tremores, por exemplo - um indicador visceral comum que indica medo ou desconforto. Os calafrios sobem pela espinha, descem pela espinha... são frases desgastadas que podem afastar os leitores. Claro, a sensação se encaixa, mas por que não inventar algo novo? Por que um arrepio não podia passar pela parte de trás das pernas? Que tal usar uma comparação entre um arrepio e formigas cortadeiras marchando ao longo de uma videira? Melhor ainda, não chame de arrepio. Em vez disso, descreva as sensações de enrijecimento da pele ou do cabelo levantado. Nunca tenha medo de experimentar. Há muitas maneiras de pegar uma expressão desgastada e transformá-la em algo único.
  • VEJA AS ENTRADAS COMO PONTO DE PARTIDA
Movimentos corporais, ações, sensações viscerais e pensamentos são tão individuais quanto os personagens que os experimentam. A lista que acompanha cada emoção não foi projetada como um conjunto de opções de tamanho único. Em vez disso, destina-se a levar os escritores a pensar além do básico. Cada personagem vem de uma formação diferente e tem uma personalidade única. Seu nível de conforto com outras pessoas também influenciará a forma como expressam emoções. Com isso em mente, as descrições devem servir como uma ferramenta de brainstorming e encorajar os escritores a dar o próximo passo e criar maneiras novas e individuais de mostrar o estado emocional de um personagem.

  • TENTE EMOÇÕES RELACIONADAS
Se você está lutando para encontrar a resposta física, reação visceral ou pensamento perfeito, tente ler as entradas de emoções semelhantes. Cada emoção contém dicas diferentes. O estudo das listas de sentimentos relacionados pode desencadear uma ideia para algo novo.
  • REAÇÕES VISCERAIS COMO INDICADORES FÍSICOS
Às vezes, as respostas emocionais mais fortes são as instintivas (viscerais) que ocorrem principalmente internamente e, portanto, são difíceis de serem percebidas pelos outros. Isso se torna um problema para escritores que querem mostrar a emoção de um personagem enquanto permanecem fiéis ao seu ponto de vista de terceira ou primeira pessoa. Nesses casos, os escritores devem se concentrar nas reações viscerais que têm um “sinal” físico associado a elas. Por exemplo, suor, rubor e tremores têm um componente externo que pode ser visto por outras pessoas. A utilização dessas dicas permite ao escritor descrever uma reação visceral sem prejudicar a integridade do ponto de vista. Por causa dos sinais externos que acompanham essas sensações internas únicas, nós os incluímos no título SINAIS FÍSICOS.


ATÉ O PRÓXIMO POST!


Nossa esperança para esta série de posts é que ela ajude os escritores a pensar em maneiras únicas de expressar as emoções dos personagens. Essas emoções são apenas um ponto de partida, mas esperamos que Como Escrever Emoções se torne um companheiro útil em sua jornada de escrita e viaje com você de livro em livro. Boa escrita!



P.S.: Essa série de posts é inspirada/baseada no livro The Emotion Thesaurus.

By Débora

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